Repressão Policial nos Protestos

Junho de 2013

A ONDA DE PROTESTOS DE 2013 completou um ano no dia 13 de junho de 2014. A violenta repressão policial decorrente desses protestos causou forte repúdio aos defensores de direitos humanos no Brasil. Conectas, no papel de organização de direitos humanos, defendeu e zelou pela proteção desses direitos durante os protestos, bem como continua realizando ações de advocacy e articulações com parceiros para garantir esses direitos, tais como:

foto_01Debate sobre jornalismo nas manifestações.

Conectas e parceiros reuniram jornalistas para um debate com o tema ‘Reportagem nas Manifestações de São Paulo’ que contou com uma mesa redonda sobre segurança, técnicas de reportagem, uso de multimídia, ética, dentre outros assuntos. Leia mais aqui. Na segunda edição do evento, foi promovido encontro entre jornalistas e o coronel Erich Meer Júnior, da Polícia Militar do Distrito Federal, que já foi membro da polícia da ONU na Bósnia entre 1995 e 1996. O encontro discutiu aspectos relevantes para a cobertura jornalística dos protestos que tem assolado o país todo. Leia mais aqui e aqui.

Manifesto pela liberdade de imprensa e expressão.

Conectas e organizações parceiras realizaram coletiva de imprensa para discutir as violações à liberdade de imprensa e expressão ocorridas nas manifestações de rua. Leia mais.

foto_03

 

Denúncias contra polícia
e governo de São Paulo.

Conectas cobrou de autoridades públicas como a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e Procurador Geral de Justiça, informações e investigações para identificar os responsáveis pela ação policial repressiva nos protestos.Leia mais aqui, aqui, aqui e aqui.

foto_02

 

Relatos de manifestantes.

Conectas lançou 10 histórias de jovens que foram feridos e presos durante as manifestações. Os relatos descrevem a tentativa da polícia de ‘encurralar’ e atacar os jovens manifestantes. Leia mais.

 

 

foto_04

Contra projeto de lei que restringe direito ao protesto.

Conectas e parceiros apresentaram parecer técnico recomendando o veto total do Projeto de Lei 508/2013, de origem do Senado, que cerceia as liberdades de expressão, associação e manifestação. Leia mais aqui e aqui.

 

 

 

No âmbito internacional, Conectas também fez uso de mecanismos regionais e internacionais de direitos humanos para expor e denunciar a violência policial durante os protestos: 

Apelo Urgente à ONU.

foto_05Conectas fez um Apelo Urgente aos relatores independentes das Nações Unidas, pedindo a investigação do uso desproporcional de força pela polícia, bem como das violações às liberdades de associação, expressão e circulação, além da apuração de detenções arbitrárias, tortura e violência contra jornalistas no protesto ocorrido em São Paulo no dia 13 de junho de 2013. Leia mais aqui e aqui.

Audiência pública na OEA.

Conectas participou de audiência na Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre repressão a protestos, segundo apuração de mais de 200 casos de abuso cometidos pela polícia na repressão aos protestos que ocorreram em São Paulo desde junho de 2013. Conectas e organizações parceiras apresentaram vídeos e casos concretos de agressões, detenções ilegais, espancamentos, mutilações e outras violações de direitos nos protestos. A audiência foi realizada a pedido da Conectas e as organizações parceiras. Leia mais.

 

Em 2014,  Conectas continuará monitorando e acompanhando as ações de advocacy para acompanhar a investigação e responsabilização dos autores da violência e repressão policial ocorridas durante as manifestações, bem como garantir que direitos humanos, como as liberdades de expressão e imprensa, sejam assegurados.