GT da ONU sobre Empresas e direitos humanos

Novembro de 2013

EM 2011, o Conselho de Direitos Humanos da ONU criou o Grupo de Trabalho sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU (GT da ONU) com o principal objetivo de disseminar e implementar os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos (Princípios Orientadores), como também discutir boas práticas e dar apoio aos esforços de capacitação neste tema, dentre outras atividades. Leia mais aqui.

 

4b-1

4b-2

 

 

4b-3Desde a criação do GT da ONU, Conectas e as organizações parceiras Dejusticia (Colômbia) e Justiça Global (Brasil) têm monitorado e acompanhado os trabalhos do GT, o que levou à criação do Observatório do Grupo de Trabalho da ONU (Observatório). Além de monitorar e acompanhar o GT da ONU, o Observatório também busca preencher lacunas existentes nos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos, aprofundando o debate sobre temas como acesso à justiça e remédios judiciais nos casos de violações cometidas por empresas. Ainda, o Observatório também busca cobrar do GT da ONU uma atuação mais ativa do grupo, como por exemplo, manter um canal de comunicação fluida com vítimas de violações de direitos humanos cometidas por empresas. 

 

4b-64b-54b-4

 

 

Em 2013, o Observatório preparou um balanço dos primeiros dois anos de atuação do GT da ONU (veja aqui o balanço), como também elaborou análises críticas dos relatórios divulgados pelo grupo, tais como pesquisas piloto realizadas com Estados e empresas e a relação entre povos indígenas, direitos humanos e empresas. Leia essas análises aqui.

 

EM 2014, Conectas continuará monitorando o GT da ONU, pautando o debate sobre a disseminação e implementação dos Princípios Orientadores nos países do Sul Global.