Desenvolvimento Institucional

A área de Desenvolvimento Institucional zela pela sustentabilidade organizacional da Conectas. Isto inclui assegurar a obtenção e manutenção de recursos financeiros (captação, prestação de contas, prospecção e fortalecimento da relação com atuais e novos apoiadores), bem como demais aspectos organizacionais não-financeiros como planejamento, capacitação, integração e a avaliação dos programas e áreas.

AVALIAÇÃO

Em 2013, Conectas formalizou e concluiu seu primeiro processo formal de avaliação interna de todos os seus programas e áreas institucionais. A iniciativa foi capitaneada pela área de Desenvolvimento Institucional e contou com a colaboração de todos os integrantes da organização. Embora a organização já tenha passado por outros processos de avaliação desde sua fundação, o processo desenvolvido internamente foi uma inovação. Em razão das especificidades de cada programa e área, bem como da própria organização, essa iniciativa pioneira permitiu dar início ao mapeamento e a identificação de metodologias que serão implementadas e aprimoradas nos próximos processos de avaliação. Em 2014, Conectas realizará um processo de avaliação semestral para complementar o processo anual no final do ano.

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade e independência financeira da Conectas é fundamental para consecução dos objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo da organização. O novo fôlego orçamentário da organização garantiu que os programas e áreas institucionais pudessem traçar objetivos mais ambiciosos e almejar resultados com maior impacto para sociedade. Em 2013, Conectas envidou esforços para continuar assegurando a sustentabilidade financeira da organização. Para tanto, a organização investiu na articulação com potenciais novos financiadores, bem como continuou fortalecendo o relacionamento com financiadores que confiam e já possuem um histórico de longa data com a organização. Esses esforços possibilitaram trazer à organização novos apoiadores e permitiu renovar financiamentos com projetos que já estavam em curso. Desta forma, a saúde financeira da organização pôde garantir a continuidade na execução dos planos estratégicos da organização.

 

Este relatório de atividades 2013 | 2014 foi possível graças ao apoio de: Ford Foundation, International Development Research Centre, OAK Foundation, Open Society Foundations, SIDA e The Sigrid Rausing Trust.