13º colóquio internacional

Outubro de 2013

3a-1O 13º COLÓQUIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS foi realizado entre os dias 12 a 19 de outubro de 2013 com o tema “Uma nova ordem global em direitos humanos? Atores, desafios e oportunidades”. O evento contou com 61 ativistas de 44 países do mundo todo. Em relação às 12 versões anteriores, o Colóquio de 2013 contou com ousadas inovações em sua metodologia e formato, tais como um dia de palestras sobre multipolaridade em formato TEDx, a realização de uma Comissão Extraordinária Internacional de Direitos Humanos, maior uso da tecnologia e internet (ex.: votação eletrônica durante pesquisa em tempo real) e novas dinâmicas de grupo, tais como o “Fish Bowl” e “Thinking Hats”. Cada dia do Colóquio contou com os seguintes temas: (i) TEDx promove palestras sobre multipolaridade em São Paulo; (ii) Incoerências e contradições em direitos humanos; (iii) A complexa relação entre empresas e direitos humanos; (iv) Nova ordem e sistemas internacionais; (v) 13° Colóquio discute financiamento das ONGs; e (vi) O quanto ONGs e movimentos de rua estão ligados?

 

 

De 2001 a 2013, mais de 1,400 pessoas já participaram do Colóquio, dentre eles ativistas, observadores e voluntários de 74 países, vindos primordialmente da África, Ásia e América Latina.

 

A PARTIR DE 2014 o Colóquio será realizado a cada dois anos. Nos anos em que não haverá Colóquio, Conectas realizará encontros regionais estratégicos com ativistas de direitos humanos de organizações parceiras do Sul Global. Os encontros servirão para definir uma agenda comum de ação.

 

3a-23a-3